Estudo de aquarela - Pequeno passo a passo

Boa tarde pessoal! Tirei algumas fotos durante um estudo de aquarela que fiz durante essa semana, elas não foram tiradas exatamente etapa por etapa (em alguns momentos eu acabei esquecendo de fotografar e já tinha passado por várias/diferentes etapas da aquarela, na próxima vou tentar mostrar de maneira mais minuciosa), mas já da para explicar um pouco do método que eu estou utilizando quando faço aquarelas mais voltadas para o desenho realista.





Eu estou sempre começando com o desenho assim, demarcando o contorno do corpo e linhas chaves (como olhos e boca) mas sem colocar muitas linhas indicadoras de volume, principalmente na parte do rosto. Deixo para trabalhar praticamente toda a parte do volume quando passar para a parte da pintura com a aquarela. Já o cabelo eu gosto de fazer uma "supermarcação", quase um "fio-por-fio" mas de uma forma não tão realista. Utilizei uma lapiseira da Pentel (a Graph600 com grafite cinza 0.5) e papel Vidalon da Canson (com certeza um dos meus papéis para aquarela favoritos ultimamente).

Quando passo para a etapa da pintura com aquarela, a primeira coisa que começo a pintar é a pele. Como eu começo pintando um espaço grande, faço a mistura dos pigmentos até chegar a cor que eu quero e deixo preparada em uma grande quantidade de água (para não precisar fazer a mesma mistura várias vezes). Para essa pele misturei os pigmentos Cadmium Orange Hue, Cadmium Red Deep Hue e Indian Red da Winsor & Newton.

Passei uma camada uniforme dessa mistura no rosto inteiro (menos na área de sobrancelhas, olhos e boca) e fui passando no corpo por partes, passando uma camada em algumas áreas com o pincel da aquash e depois diluindo as arestas com água sem pigmento com um pincel número 4 da White Taklon.

Nos locais que eu queria acentuar ainda mais os volumes, eu fiz uma mistura com aqueles 3 elementos e mais um, o Burnt Umber. Como ele é um marrom avermelhado, escureci algumas partes mas continuou com uma cor bem quente.



Depois da pele terminada, utilizei a mesma mistura de pigmentos para fazer algumas linhas contornando o corpo, orelha e nariz. Para os olhos utilizei Emerald e Cadmium Yellow Hue (também da W&N), fiquei contente com a finalização dele mas acabei sem gostar da tonalidade dele com relação ao resto da arte, não ficou harmonioso como eu gostaria (nessa etapa eles estavam assim, como nesta foto a direita). No cabelo utilizei Dioxazine Purple, Intense Blue e Blizz Crimson Hue (usei este último também para pintar os lábios e fazer a linha de contorno deles). Fui diluindo esses pigmentos com diferentes quantidades de água para fazer as mechas do cabelo. Quando comecei a fazer a parte azul eu utilizei também o pigmento Ultramarine, para dar um pouco mais de profundidade em algumas áreas, e também para adicionar mais alguns fios soltos.

No final, coloquei um pouco de caneta gel branca para fazer uma iluminação nos olhos, para o branco ficar mais forte coloquei um pouco de Titanium White da Basics/Liquitex.


Depois que terminei a arte, scaneei e mexi nos olhos para chegar a cor que eu queria. Apesar de continuarem verdes, mexi de forma que o verde ficasse mais próximo de um tom magenta, o que acabou tornando a arte mais harmoniosa (e finalmente eu fiquei contente com o resultado desses olhos! hehehe).

Bom, é isso! Qualquer dúvida ou curiosidade, deixa um recadindo aqui em baixo! <3

#estudodecores #winsornewton #aquarela

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.